Quantas horas de seu dia são consumidas por atividades relacionadas à gestão operacional de sua empresa? Quanto tempo de sua jornada de trabalho é gasto supervisionando? Verificando ou agindo para que processos que poderiam ser inteligentes sejam executados de forma manual pelos colaboradores?
Se você acha que perde muito tempo com essas atividades, ou que a maneira como anda fazendo esteja prejudicando o desempenho e os custos da sua empresa, talvez seja hora de conhecer as vantagens de uma Solução de IoT (Internet das Coisas) empresarial.
Entendo a Solução de IoT
Certamente você nunca parou para fazer o cálculo, mas saiba que as atividades do dia a dia no controle de uma operação consomem muito tempo, energia e atenção. Poderiam ser mais bem empregados na execução de tarefas estratégicas, e não operacionais.
A grande vantagem de implantar uma solução de IoT inteligente na sua empresa é poder focar as atividades estratégicas que trarão melhores resultados sem ter que abrir mão do cuidado e atenção que o controle dos processos e operações requer. A principal diferença é que, com uma solução de IoT, as horas gastas nessas atividades cotidianas se transformam em minutos; a consulta a vários sistemas ou planilhas deixa de existir e qualquer informação a qualquer momento está sempre a um clique de distância.
Neste post, apresentaremos as cinco principais melhorias que uma solução de IoT traz para o controle operacional da empresa. Vamos a elas!
1- Dispositivos inteligentes e conectados podem reduzir riscos e custos
Soluções de IoT permitem que dispositivos e ativos utilizados durante a jornada de trabalho possam ser supervisionados quanto a sua utilização. Além de possibilitar uma precisão maior quanto a sua funcionalidade através de dados e Business Intelligence. Por exemplo, as empresas que implantam soluções inteligentes baseadas em IoT podem reduzir o risco de incêndios, desastres e falhas prematuras em seus ativos e equipamentos. O que pode refletir alguns dos maiores riscos para determinados segmentos de indústrias. Assim, monitorar e reduzir riscos através de dispositivos conectados à internet e os eventuais incidentes não previstos que podem existir.
2- Estratégia baseada em servidores na nuvem simplifica o controle das operações.
Quando as empresas optam por uma solução de IoT como aliada estratégica na gestão de instalações, isso leva a uma redução direta nos custos de mão-de-obra. Além disso, os custos associados aos reparos são mitigados com uma análise de dados e além de promover uma manutenção preventiva para identificar e direcionar os técnicos de reparo antes que sua operação seja impactada. Isso garante um reparo oportuno e econômico para a empresa sem adicionar trabalhadores extras.
3- Melhoria na segurança de sua operação.
Outro benefício importante da IoT para a gestão operacional está na melhoria da segurança e procedimentos de emergência. Quando surge uma situação de emergência ou perigosa, os sensores habilitados para IoT podem notificar automaticamente todos os ocupantes. Através de alertas automatizados, emitir alertas para os responsáveis pelos primeiros socorros e funcionários dentro da instalação. Além disso, sensores inteligentes podem evitar falhas graves durante tais emergências, como travar os elevadores ou iluminar os caminhos de saída de emergência para os ocupantes. Portanto, o risco de morte ou lesão diminui.
4- Redução de despesas fixas.
Eletricidade, gás e uso de água são alguns dos maiores custos enfrentados pelos empresários. Os gerentes podem fazer análises baseadas em dados na nuvem para identificar tendências no uso dos equipamentos e evitar gastos excessivos. Além disso, um sistema conectado permite um controle total dos gastos através de fontes de energia renováveis, como painéis solares para diminuir custos. As configurações customizadas e controladas pela Internet podem ajudar os funcionários esquecidos a desligarem os sistemas e equipamentos após o término de uso.
5- Apoio à tomada de decisões.
Determinar quais são as etapas que merecem mais investimentos; quais custos e despesas podem ser reduzidos sem afetar a qualidade das atividades realizadas pelos colaboradores; detectar falhas nos processos e determinar as causas para os principais problemas de sua operação. Pode ser extremamente difícil quando se utiliza um processo manual ou pouco inteligente.
Um bom processo inteligente oferece visualizações gráficas das principais informações da operação. Permite estabelecer os principais indicadores de desempenho e configurar o sistema para monitorá-los automaticamente. Além de cada gráfico, KPI (do inglês Key Performance Indicador) ou informação apresentada, poderá também ser analisada em detalhe o comportamento da sua operação permitindo que as causas dos problemas sejam rapidamente encontradas e corrigidas!
Os benefícios são claros e podem se estender por toda a organização. Aproveite as economias e reduza os riscos implementando uma estratégia operacional inteligente agora. Mais importante é a estratégia eficaz na gestão que se traduzirá em menores custos, preços concorrentes e crescimento da marca.